- Eliézer F. Barbosa
Qual a idade para começar a adestrar meu cãozinho?
Atualizado: 3 de Mar de 2020
Qual a idade para começar a adestrar?
Essa é uma pergunta muito frequente dado a imensidão de opiniões divergentes sobre esse assunto. Mas qual a idade adequada afinal?
A melhor idade para começar a educar um animalzinho é no dia em que ele passa a fazer parte da nossa família. Se ele chegou com 45 dias ou com 60 dias, o ideal é começar o quanto antes.
Por que esperar para mostrar o que pode e o que não pode fazer, o certo e o errado?
Você esperaria uma criança ter 10 anos para começar a dizer o que é certo? Por essa razão, o ideal é começar enquanto ainda são bebês. Afinal, um bebê humano logo quando começa a engatinhar já é orientado do que ele pode ou não por a mão, do que é perigoso e o que é brinquedo.
Cães aprendem ainda filhotes?
A resposta é sim. Se bebês humanos já estão aprendendo, por que um filhote canino não iria aprender?
É comprovado que os neurônios são formados e começam suas primeiras sinapses ainda no útero da mãe (humanos e outros animais). E graças a essas sinapses o indivíduo começa a aprender ainda na barriga da mãe. E quando nascem, já estão aprendendo coisas relacionadas ao ambiente em que estão.
Claro, que um filhote de 45 dias não irá começar aprendendo inúmeros comando e truques. Até porque, comandos devem ser utilizados como uma forma de comunicação inter espécies e não como uma coisinha bonitinha para mostrar aos amigos. Tão novos, esses filhotes devem começar a aprendendo a forma correta de se relacionar com a família, a qual agora fazem parte.
Devem começar aprendendo os seus limites, o certo e o errado. A fim de promover uma boa convivência e bem estar mútuo. Evitando assim, os inúmeros problemas comportamentais existentes em vários cães, frutos de uma educação tardia.
Antes começar ensinando o correto logo no início, do que ter de corrigir no futuro, após inúmeras repetições do comportamento indesejado. O que dificulta muito o processo, sendo que é mais fácil evitar do que remediar.