google-site-verification=lwSkUsEtHVQAIMFZ1LnQvcrY773yqItpCN4nQG6Gv-g Como ensinar nosso cão a não morder a mão
Buscar
  • Eliézer F. Barbosa

Seu cão morde sua mão?

Atualizado: Mar 3


Por que a maioria dos cães adoram brincar de morder nossas mãos?

Brincar de morder é um comportamento perfeitamente normal para os cães. Eles brincam de morder entre eles, e conosco, mordendo nossas mãos. Porém, alguns cães acabam por machucar com suas mordiscadas. Saiba que essa nunca foi sua intenção. Mas as vezes eles não sabem a força ideal para utilizar, sem que machuque. Em outros casos, morder as mão de uma criança ou um idoso, pode facilmente acabar machucando.

Essa brincadeira é indesejada em determinadas situações e repreendida, muitas vezes sem efeito. Podendo danificar nossas roupas ou deixar algumas marcas e até machucar nossas mãos. Em outras circunstâncias, pedir que parem acaba por aumentar a intensidade. E até a frequência das mordidas. Isso pois, eles não entendem que não queremos brincar. Ou por não expressarmos de forma clara, nossas intenções ou por não entenderem os momentos ideais.

Eles apenas querem ganhar nossa atenção. Em diversos casos, a família acaba por diminuir a interação. Por conta das mordidas inconvenientes em suas mãos.

Existem também casos em que eles não conhecem outra forma de chamar sua atenção, se não com mordidas.

O ínicio das mordidas em nossas mãos

Geralmente o cachorro aprende a brincar de morder nossas nãos logo quando filhotes. Por ser uma brincadeira comum entre cães, passam a expressar a mesma brincadeira conosco. E como não há nenhuma objeção, são automaticamente incentivados a continuar com essa brincadeira. E normalmente, levam isso para a vida adulta, fazendo parte do seu repertório de comunicação com sua família.

Quando são filhotes, sua mordida não é forte e por isso não causa nenhum problema. E por ser um comportamento até um tanto engraçadinho, seus tutores os incentivam, permitindo que mordam. As vezes os tutores até interagem com as mordidas, fazendo movimentos com a mão. Tudo isso só recompensa a brincadeira de morder as mãos e os ensina a brincar dessa forma.

No decorrer do crescimento, suas mordidas vão ficando mais fortes e passam a machucar. É nessa hora que a brincadeira de morder, já condicionada, passa a causar transtorno em sua atual matilha.

Como ensinar o cão a não morder?

É de fundamental importância educarmos nossos amigos peludos. E de forma clara para eles, ensinar a brincarem de forma adequada a família em que estão inseridos.

A maioria das pessoas utiliza principalmente das mãos nas brincadeiras com seus cães. E as vezes até um carinho mais eufórico. Dessa maneira, podem começar a incentiva-los a brincar de morder. E quando em resposta, eles começam a morder, o que essas pessoas fazem? Continuam a brincar, o que para os cães é muito divertido. Até que sem querer, ele efetua uma mordidinha um pouco mais forte.

É difícil para o cachorrinho entender em quais momentos ele pode brincar de morder e em quais não pode. Para tanto, o ideal seria não mais brincar deixando ele morder sua mão. Para que não haja confusões e frustrações por parte dele.

Para isso, sempre que ele começar a brincar de morder sua mão, corte imediatamente a interação de você. Não é necessário dar a bronca, mas sim, cortar qualquer tipo de atenção.

Após poucos minutos, chame-o e dê-lhe carinho. E comece a brincar de forma diferente. Ensine-o a brincar de outras maneiras. Como buscar uma bolinha ou um brinquedo. Ensine-o que para prolongar sua interação e atenção ele não poderá morder. Caso contrário, perderá o que mais ama, sua atenção.

Lembre-se que deve ignora-lo por poucos minutos apenas, não o dia inteiro. Dar a bronca e continuar conversando ou colocar ele de castigo não vai ajudar, pode até confundir. Simplesmente pare a interação.

E se eu gostar que dele brincar de morder?

Se você gosta e for de seu interesse a continuidade dessa brincadeira. Cabe a você ensinar o limite da força utilizada pelo seu cão. Geralmente, os filhotes não tem noção do quão forte podem morder. E seus dentes pontudos e afiados como agulhas acabam por fazer um pequeno estrago em sua mão.

Entre cães, eles irão aprender até que ponto podem brincar de morder. Pois quando exagerarem, o outro envolvido avisará que passou dos limites. Dessa forma, os tutores devem mostrar para o filhote que exagerou, dando um bronca e um gelo. Depois de uns minutos voltar a brincar. Repita o processo, até que o filhote passe a entender até que ponto pode brincar de morder.

Caso tenha dúvidas ou sugestões de temas, pode deixar nos comentários.

#adestramentobrasiliadf #adestramentodecaesbrasiliadf #cao #cão #caes #adestramento #cachorro #cães #adestramentodecães #cãoquepula #adestramentodecaes #caoquepula #caoquemordeamao #cãoquemordeamão

0 visualização
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

 Adestramento Pacífico é um prestador de serviço profissional com objetivo de orientar e solucionar comportamentos indesejados dos pets, através de estudos atualizados e as mais modernas técnicas, melhorando o convívio e bem estar das famílias com um atendimento exclusivo e personalizado. 

Todos os conhecimentos publicados serão revisados e certificados com embasamento científico. Nosso objetivo é capacitar ao máximo todas as pessoas interessadas em animais domésticos.

© 2017 POR ADESTRAMENTO PACÍFICO.