google-site-verification=lwSkUsEtHVQAIMFZ1LnQvcrY773yqItpCN4nQG6Gv-g
Buscar
  • Eliézer F. Barbosa

Um cão, um quintal e muitos buracos


Cavar buracos é uma atividade natural dos nossos amigos peludos. Ela os ajuda a espantar o tédio. Pode ser utilizada para guardar um brinquedo ou comida para mais tarde. Preparar um local confortável e fresquinho para se deitar. Pode se tornar uma aconchegante e segura toca. E também pode ser usado para chamar sua atenção, mesmo que negativa, ainda assim é atenção.

Muitos tutores não veem problemas em um ou dois buracos. Mas começa a incomodar quando o quintal inteiro se enche deles. Ou quando no local preferido se encontra um horta ou um jardim de flores. As vezes, até mesmo os vasos de flores se tornam suas vítimas.

Pensando nos cães que adoram cavar buracos, a Champion Dog Adestramento, preparou algumas dicas para lhe ajudar a diminuir esse hábito.

Para tornar esse hábito de cavar buracos menos frequente é preciso descobrir o motivo que o leva a cavar. Para isso, comece a observar seu cão, os momentos em que o faz e os locais em que mais cava.

Alguns cães cavam para enterrar ossos e brinquedos. Nesse caso, o que poderia ajudar é amarrar esses ossos e brinquedos com uma corda e prende-los em algum local. Podendo predê-lo tanto no chão quanto suspenso a uma pequena altura.

Existem cachorros que aprenderam por associação que ao cavar buracos alguém aparece. Então o fazem para chamar atenção. Há casos em que a presença de seus donos é mais recompensador do que a bronca é punitiva, semelhante aquele dito popular, “falem mal mas falem de mim”. Se for o seu caso, apenas ignore quando o vir cavando e não lhe dê nenhuma forma de atenção por isso. Mas se não for o seu caso, ignore da mesma forma para que ele não venha a aprender a cavar por atenção.

Tente por alguns minutos imaginar como seria ficar dentro de sua casa por pelo menos uma semana sem sair para nada, sem internet, televisão e rádio, e na maior parte do tempo não ter alguém para interagir. Conseguiu imaginar? Algo não muito agradável não é? Bem, essa é a vida de muitos cachorros, e inclusive um dos maiores motivos de cavar buracos é o tédio. Por isso é de fundamental importância que providencie um enriquecimento ambiental para seu cão ter o que fazer nos momentos em que ficar só. Utilize diversos brinquedos de formatos e texturas diferentes, você também pode dar a alimentação em brinquedos interativos.

Lembre-se que cavar buracos é um extinto canino. Assim sendo, você deve escolher um local, de preferência que ele goste de cavar e tenha uma boa visão do resto do quintal, e deixar para ele cavar quando tiver vontade. Deve ser de um tamanho razoável, nada muito pequeno. Afinal, assim como o cão faz parte da nossa família o quintal também é dele. E nos demais locais onde ele cava, e fora do seu quintal de buracos, enterre os cocôs do seu cachorro. Isso o fará evitar esses locais por se tornar aversivo desenterrar seus dejetos, pelo menos para a maioria dos cães. Para isso, utilize os próprios buracos que ele fizer, aos poucos você irá minando todo o quintal. Mas lembre-se, não adianta apenas enterrar os cocôs, você deve seguir todas as outras dicas também, ou não terá o resultado desejado.

Porém, nada substitui o exercício físico que é tão importante para a saúde e bem estar mental do ser humano quanto para a do cão. Ele precisa se exercitar, então providencie brincadeiras para vocês gastarem energia, uma bolinha, um frisbee, e até uma pista de obstáculos para vocês correrem, a criatividade é o limite! Organize sua agenda e encaixe um horário diário para uma boa e saudável caminhada, ou até uma corrida. No começo você sentirá uma preguiça. Mas com o tempo, irá se acostumar e sentirá falta em dias de chuva. Já o seu amigão, será indescritível o tamanho da sua alegria em passar mais momentos ao seu lado e fazer esses passeios diários.

Para alguns cães, a emoção é tanta que ele sai puxando e arrastando seus tutores. O que é frustrante para qualquer pessoa. Se for o seu caso, procure a ajuda de um bom treinador de cães da sua região. Faça algumas aulas e ensine-o a andar lado a lado. Só não deixe essa situação impedir uma rotina de exercícios e não perca essa excelente oportunidade de interação.

#adestramentodecaes #cachorro #adestramentodecães #caes #cães #cão #cao

5 visualizações
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

 Adestramento Pacífico é um prestador de serviço profissional com objetivo de orientar e solucionar comportamentos indesejados dos pets, através de estudos atualizados e as mais modernas técnicas, melhorando o convívio e bem estar das famílias com um atendimento exclusivo e personalizado. 

Todos os conhecimentos publicados serão revisados e certificados com embasamento científico. Nosso objetivo é capacitar ao máximo todas as pessoas interessadas em animais domésticos.

© 2017 POR ADESTRAMENTO PACÍFICO.